Onde foi:

Hall do Centro de Artes e Comunicação - CAC UFPE

Quando foi: 

05 a 30 de agosto de 2013

Artistas: 

Edu Salles, João Severino, Marconi Lira, Polly Queiroz, Rosali Gouveia

A exposição Retorno às Origens, em cartaz no mês de agosto de 2013, no hall do Centro de Artes e Comunicações, é um convite para acompanhar um pouco do trabalho de cinco jovens artistas plásticos, que se conheceram durante o curso de artes plásticas na UFPE e dividem sonhos, diálogos e técnicas.

Focando nas artes plásticas, em técnicas como pintura à óleo, acrílica, aquarela, gravura, desenho, a mostra  traz um recorte de um início de trajetória de Edu Salles, João Severino, Marconi Lira e Polly Queiroz, formados em artes plásticas, e Rosali Gouveia, artista e produtora, estudante do curso de artes visuais também na UFPE.

Mostrando um pouco  do trabalho desde antes da universidade, passando pelas vivências obtidas pelas disciplinas do curso, até o momento após a universidade, alguns temas são recorrentes no trabalho dessa turma.


Falemos de mim, já que tenho mais propriedade pra falar de mim mesma, trago para a mostra a minha primeira obra de arte pintada a óleo, o quadro Signo: Cavalo, juntamente com o estudo, feito aos 13 anos. Também do período escolar, trago o quadro Banda de Pífano de Barro e Desi, uma imagem de uma mulher indiana.

Durante o curso de artes, abandono a tinta a óleo, cujo solvente me dava fortes dores de cabeça, e por ouvir dizer que o secante de cobalto era extremamente cancerígeno. Desses 5 anos, foi difícil escolher as obras, que foram:

- Pure - uma xilogravura, que além de ser um autorretrato, me transforma numa mulher do oriente médio, dialogando com Desi, a pintura feita em 2006.

- Captai-a, Abstraia - Um duo de aquarelas que realizei durante uma viagem à cidade de Riacho da Almas, direto para um vilarejo chamado Vila do Vitorino, com ricas paisagens de campo. A partir da imagem da paisagem, criei uma abstração, realizada dentro do ônibus, na volta para casa, e já com saudades dessa terra querida.

De depois da universidade, por pouco pude expor. Me formei no dia 3 de julho, e preferi rigidamente escolher obras finalizadas após essa data.


- A volta de Lua Mocinha e Viajante: Quem não conhece Lua Mocinha, sinceramente clique e conheça. Como não pude trazer o painel de 2,75m, já exposto na Padaria Brotfabrik, levei para a exposição um estudo em acrílica para o próximo painel com minha personagem, montada em seu cavalo Viajante, animal valente que figura nas histórias contadas por mamãe, de um real imaginário da Vila do Vitorino.  Além disso, é o mesmo cavalo do primeiro quadro. Esta obra , então, toma sentido na exposição, pois nele voltei totalmente às origens, criando um verdadeiro ciclo.


- Estudo 1 para retrato de Dr. Roldão: Este também é um retorno às minhas origens de retratista, quando, antes da universidade, cheguei a vender alguns retratos a preços módicos. O então Doutor, eterno amigo de meu saudoso pai, também figura no imaginário das estórias das cidadezinhas do interior, das aventuras de menino, que este respeitável senhor relembra, como que escrito em seus olhos.

Estive devendo esse quadro, aliás, há pelo menos 20 anos.

 

GALERIA DE IMAGENS

Clique na imagem para ampliar  

 Egrégora